Posso te ajudar?

RUA LEOPOLDO JOSE DE SOUZA, 723 contato@alianca-ac.com.br

Dúvidas? Esclareça conosco.
Segunda a Sexta das 8h às 17h

(44) 3676-1185 - Cruzeiro do Oeste
(44) 3771-1441 - Umuarama

Empresários tiram férias uma vez ao ano mas se incomodam de ficar ausentes, isso acontece com você?

10 de julho de 2024
Contábeis

O Sebrae-SP realizou uma nova pesquisa com o tema “O empreendedor e as férias” e revelou que a maioria dos donos de pequenos negócios costuma sair de férias apenas uma vez por ano, porém, para aproximadamente um terço deles, o período de descanso os deixa receosos por não estarem presentes no cotidiano da empresa e sentem que a produtividade do empreendimento cai. 

De acordo com o levantamento, 70% dos empreendedores tiram férias uma vez por ano, enquanto 13% não costumam sair de férias. Se por um lado 57% desfrutam os momentos de lazer com tranquilidade e 53% dizem recarregar as energias, por outro, 27% dos proprietários de microempresas (MEs) ficam receosos por não acompanharem o dia a dia do negócio e 33% deles entendem que a produtividade na empresa cai quando estão ausentes.

“A pesquisa mostra que, no geral, o empreendedor consegue se organizar para sair de férias, mas dos 13% que não costumam se ausentar do negócio, 34% estão há mais de três anos sem descanso, o que pode indicar a necessidade de ajuste na gestão ou na estrutura do empreendimento, já que fazer uma pausa do trabalho é benéfico para a saúde física e mental”, afirma a coordenadora de pesquisas do Sebrae-SP Carolina Fabris Ferreira.

 

Para sair de férias, 79% dos proprietários de empresas de pequeno porte e 66% dos Microempreendedores Individuais (MEIs) adiantam suas tarefas. O período de recesso é planejado com antecedência variável: 45% planejam as férias com 7 a 12 meses de antecedência, 33% entre 2 e 6 meses antes e 18% de 12 a 24 meses.

Além disso, 56% dos empreendedores acreditam que antecipar e organizar alguns assuntos antes traria mais tranquilidade durante as férias. A pesquisa revelou também que 42% dos proprietários de MEs se preocupam em ter alguém que possa fazer o seu trabalho durante o recesso.

Geralmente, as férias ocorrem nos meses de janeiro (para 36%), dezembro (32%), julho (22%) e fevereiro (21%). O tempo de duração mais frequente de férias é de duas semanas, citado por 57% dos empreendedores; além disso, 70% costumam viajar, preferencialmente para praia ou áreas verdes, destino de 32% dos entrevistados.

 

A pesquisa “O empreendedor e as férias” foi realizada por e-mail entre 22 de abril e 15 de maio com 1,2 mil proprietários e proprietárias de micro e pequenas empresas com CNPJ.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Aliança Assessoria Contábil

Venha fazer uma parceria de Sucesso! Encontre em nossa empresa tudo o que precisa.

Redes Sociais

Conheça e siga nossos canais. Interaja, fale conosco pelos nossos perfis e saiba de todas as novidades.